-

Blog em construção ....



Idade Antiga - Roma


Na Roma Antiga, os salões de beleza eram muito valorizados. As pessoas com boas condições financeiras ofereciam serviços de barbearia para suas visitas. Do mesmo jeito que os Gregos e Egípcios se preocupavam bastante com o cabelo, os Romanos também queriam cuidar e embelezar seus cabelos. Criavam loções, que eles acreditavam que prevenia a queda de cabelo e os temidos cabelos brancos.
Os cortes masculinos, em geral, eram curtos, penteados para frente e com ondas. As mulheres usavam longos, repartidos no meio e igualmente ondulados; ou também usavam os Tutulus (coques com mechas soltas). Cachinhos emoldurando o rosto também eram muito comuns. Assim como os gregos, os Romanos também adoravam os fios loiros.
Eles também cultuavam a higiene, além da beleza, depois da queda do Império Romano, 476 d.C. , com o catolicismo virando a religião oficial, os banhos e excessivos cuidados com os cabelos foram reprimido, por serem considerados luxúria. O alto grau de higiene só foi recuperado na segunda metade do século XX.